sexta-feira, 27 de agosto de 2010
27 de agosto - Dia do Psicólogo
No dia 27 de agosto de 1962 a profissão de Psicólogo foi regulamentada, por isso, hoje comemora-se o Dia do Psicólogo.
A história da Psicologia, tanto no mundo quando no Brasil é muito recente, mas é importante ter em mente os grandes avanços nacionais que foram conquistados nestes anos. Uma simples comparação mostra o quanto estamos na frente de alguns outros países. Em Portugal, por exemplo, só foi criado um órgão regulamentador para a profissão há cerca de 2 anos, sendo que no Brasil o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia existem desde 1971.
Ser psicólogo é um grande desafio, pois ao mesmo tempo em que é preciso uma constante e irrestrita dedicação à profissão, em termos de atualizações, comprometimento com o trabalho realizado e a pessoa que está a sua frente, investimento em psicoterapia, em supervisões, trabalhar com algo que é tão especial e único, e ao mesmo tempo tão avassalador e desestabilizante, as emoções, é uma profissão ainda, infelizmente, que não possui o reconhecimento que merece e que os profissionais verdadeiros batalham dia-a-dia para fazê-la merecer. Ainda existe muito preconceito, muito misticismo, mas também cabe a nós, profissionais da Psicologia, trabalhar para vencer esses desafios.
Por outro lado, há muitas pessoas que respeitam e investem seu tempo e dinheiro dedicando-se aos trabalhos de psicoterapia. São pessoas corajosas, que preferem expor-se, mexer naquilo que dói, que traz sofrimento a elas, do que esconder-se de si mesmo. São pessoas que tornam-se mais conscientes do seu potencial, do seu funcionamento, dos seus defeitos e qualidades. Mas ter tanta consciência não é fácil.
Por isso, felicito hoje todos os profissionais da área da Psicologia que, como eu, são verdadeiros apaixonados por aquilo que fazem, que trabalham arduamente para fazer a nossa profissão digna de respeito e credibilidade. E a todos aqueles que acreditam no nosso trabalho e, mais do que isso, entregam-se de corpo e alma ao trabalho da psicoterapia e confiam a nós seus mais profundos segredos e angústias.
Muito obrigada!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário