Há alguns dias terminei de ler o livro "Um antropólogo em Marte" de Oliver Sacks. Há muito tempo tinha o desejo de ler esse livro. Por um lado, ficou um pouco aquém das minhas expectativas, e por outro, instigou meu interesse por um mundo novo.
Neste livro é feito o relato de diversos casos atendidos por Oliver Sacks, e que, no geral, são de pessoas que possuem algum tipo de lesão ou problema neurológico, e o autor mostra a capacidade de plasticidade que em muitos casos o cérebro tem, além da própria superação pessoal de cada um.
É um livro muito interessante, que traz casos surpreendentes, dentro dos quais eu destaco o que ele trata de um médico neurocirurgião portador da Síndrome de Tourette (3o.capítulo) e outro sobre uma mulher, portadora da Síndrome de Asperger, competente e renomada profissional (último capítulo).
Em alguns momentos, a descrição dos casos é muito extensa e detalhada, fazendo com que torne-se uma leitura cansativa, mas nestes dois casos, as informações trazidas são extremamente interessantes. Fez com que eu passasse a duvidar ainda mais de tudo o que parece já definido, como as possibilidades de uma pessoa, diante de um diagnóstico muitas vezes assustador.
Vale a leitura!!!
"Problemas não são obstáculos, mas oportunidades ímpares de superação e evolução"
Maurício Rodrigues de Morais

Nenhum comentário:
Postar um comentário